PT
CADASTRE-SE
Receba notícias e eventos do Museu Afro-Brasileiro

Nome:

Email:
COLEÇÃO
Temas


 
A coleção do Mafro tem caráter aberto e é composta de 1192 peças, estando dividida em dois eixos temáticos: Cultura Material Africana e Cultura Material Afro-Brasileira.
CULTURA MATERIAL AFRICANA

 



A cultura material de origem africana está representada por objetos inspirados nas manifestações da África tradicional: são esculturas, máscaras, tecidos, cerâmicas, adornos, trajes, instrumentos musicais, jogos e tapeçarias, adquiridos na década de 70 pelo Ministério das Relações Exteriores ou doados ao museu através das diversas embaixadas dos países africanos.
A maior parte da coleção é originária da África Ocidental, principalmente do Golfo do Benin, ligada aos grupos étnicos yorubá e fon. Existem alguns artefatos originários da África Central, da área do Congo – Angola e da África Oriental, de Uganda e Moçambique.

 

CULTURA MATERIAL AFRO-BRASILEIRA

O segundo eixo temático engloba a cultura afro-brasileira, sendo composto por quatro coleções: Capoeira, Blocos Afros e Folguedos, Artes Plásticas e Cultura Material Religiosa Afro-Brasileira. .
 
 
A Coleção Capoeira* é formada por artefatos ligados à história de importantes mestres de capoeira que marcaram a trajetória desta manifestação cultural na Bahia como Mestre Pastinha, Mestre Bimba, Mestre Cobrinha Verde, Mestre Popó. São em sua maioria nstrumentos musicais fotografias dos mestres e alunos, medalhas, troféus, além de objetos de treinamento.
 
A Coleção Blocos Afros e Folguedos* é composta por artefatos ligados ao carnaval afro-baiano. São abadás, fantasias, estandartes e mortalhas que pertenceram a blocos e afoxés. O acervo ajuda a documentar a história destes grupos, pois muitos dos blocos e afoxés que doaram objetos para o museu, hoje já não existem mais.

A Coleção Artes Plásticas reúne obras de arte que tratam de diferentes temas, produzidas pelos artistas Carybé, Hélio de Oliveira, Manoel do Bomfim, Francisco Santos, Terciliano Jr, Emanoel Araujo, entre outros.

A Coleção de Cultura Material Religiosa Afro-Brasileira subdivide-se em quatro classes: Insígnia; Instrumento Sonoro; Utensílio e Vestuário. É composta por artefatos relacionados principalmente ao candomblé baiano, com predominância de objetos das tradições orubá e fon, a partir de elementos das nações nagô, ketu e jeje.

 

*Atualmente as coleções assinaladas encontram-se armazenadas na reserva técnica.

Museu Afro-Brasileiro
Largo do Terreiro de Jesus s/n, Prédio da Faculdade de Medicina da Bahia, 40026-010 Centro Histórico Salvador, Bahia, Brasil
mafro@ufba.br

Tel./Fax +55(71)  32835540

Horário
Segunda a Sexta: 9h-17h
Sábado: *encerrado temporariamente*
Encerra: Domingos, Feriados Estaduais e Nacionais.

© MAFRO 2013