PT
CADASTRE-SE
Receba notícias e eventos do Museu Afro-Brasileiro

Nome:

Email:
COLEÇÃO > PEÇA EM DESTAQUE
Peça em destaque 

GUBASSÁ
29/03/2011

A espada de Gu, chamada Gubassá, é o nosso objeto em destaque. É o principal símbolo/ferramenta de Gu, utilizado por ele como um grande guerreiro e desbravador, para abrir os caminhos e derrotar os inimigos, possibilitando a chegada da tecnologia.
Gu é uma divindade, um vodun do povo fon do reino do Daomé, atual República Popular do Benin. Vodun é um ancestral muito antigo que, pela importância de seus feitos para sua sociedade ou por suas qualidades excepcionais, foi divinizado, passando a ser cultuado. Personifica, ainda, a capacidade de criação humana e de transformação da natureza, através da técnica.
Segundo os mitos dos fon, Gu foi a entidade que ensinou aos homens o conhecimento da forja do ferro, revolucionando as técnicas agrícolas, de caça e de guerra. Gu, o primeiro ferreiro, é considerado, portanto, um herói civilizador, pois transmitiu ao ser humano o conhecimento de uma atividade que permitiu o aumento da sua capacidade produtiva.
Seu culto foi introduzido no Abomé, região sul do atual Benin, no final do século XVII, por ferreiros e cirurgiões iorubás e se tornou bastante popular. A ele é atribuída, através da vigilância, a manutenção do poder dos reis e sacerdotes, por isso os lugares consagrados a essa divindade ficam ao ar livre, na entrada de palácios, mercados e templos. Por suas qualidades de fidelidade e guarda o cachorro é o animal relacionado a Gu.
O exemplar da espada que se encontra no Museu Afro-Brasileiro é de origem africana, procedente de Abomé, na República Popular do Benin. Mede 1,34cm de altura por 26,5 cm de largura, fabricada em ferro, contendo acabamentos no cabo em madeira e metal prateado. A autoria é de Simon Akati, tendo sido adquirida pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil para compor o acervo do MAFRO em 1976.

Museu Afro-Brasileiro
Largo do Terreiro de Jesus s/n, Prédio da Faculdade de Medicina da Bahia, 40026-010 Centro Histórico Salvador, Bahia, Brasil
mafro@ufba.br

Tel./Fax +55(71)  32835540

Horário
Segunda a Sexta: 9h-17h
Sábado: *encerrado temporariamente*
Encerra: Domingos, Feriados Estaduais e Nacionais.

© MAFRO 2013