Coleção Afro-Brasileira

A Coleção de Cultura Material Religiosa Afro-Brasileira subdivide-se em quatro classes: Insígnia; Instrumento Sonoro; Utensílio e Vestuário. É composta por artefatos relacionados principalmente ao candomblé baiano, com predominância de objetos das tradições orubá e fon, a partir de elementos das nações nagô, ketu e jeje.

Coleção Blocos Afros e Folguedos

A Coleção Blocos Afros e Folguedos é composta por artefatos ligados ao carnaval afro-baiano. São abadás, fantasias, estandartes e mortalhas que pertenceram a blocos e afoxés. O acervo ajuda a documentar a história destes grupos, pois muitos dos blocos e afoxés que doaram objetos para o museu, hoje já não existem mais.

 

Coleção Capoeira

A Coleção Capoeira é formada por artefatos característicos, ligados a história de mestres de capoeira que marcaram a trajetória desta manifestação cultural, como Mestre Pastinha, Mestre Bimba, Mestre Cobrinha Verde, Mestre Popó. São em sua maioria instrumentos musicais (berimbau, pandeiro, caxixi, timbó, reco-reco etc.), fotografias dos mestres e alunos, medalhas, troféus, além de objetos de treinamento.

Painéis de Carybé

Os 27 painéis representam os orixás do candomblé da Bahia, com seus atributos e animais litúrgicos. Foram confeccionas por encomenda do antigo Banco da Bahia S.A., atual Banco BBM S.A. e, na condição de empréstimo, estão incorporados ao acervo do Museu Afro-Brasileiro.