PT
CADASTRE-SE
Receba notícias e eventos do Museu Afro-Brasileiro

Nome:

Email:
O MUSEU > IDENTIDADE VISUAL
Identidade Visual 

 
O Museu Afro-Brasileiro passou por uma renovação da sua identidade visual de forma a responder a novas necessidades da instituição e divulgar de uma forma mais clara as suas atividades, o seu caráter e a sua coleção, surgindo como uma forma ativa de identificação para as pessoas que o constituem e para o público em geral.

A nova identidade visual do MAFRO assenta em três pilares fundamentais: proximidade, pluralidade e dinâmica.
 
PROXIMIDADE
Enquanto espaço de identidade e memória da população, a marca do MAFRO comunica de forma aberta buscando referenciais culturais próximos das vivências quotidianas. Falamos de objectos de adorno, tecidos, padrões, cores, música e dança, referências que rodeiam o espaço físico do museu no Centro Histórico de Salvador.

PLURALIDADE
A perspectiva do MAFRO no debate sobre a cultura afro-brasileira é a da pluralidade - de influências, etnias, pessoas e interpretações. O MAFRO não é apenas religião - ele é o espaço por excelência do debate do ser afro-brasileiro a partir dos artefactos que desenharam a cultura do país.

DINÂMICA
A reflexão e olhar do MAFRO não estão presos a estereótipos ou ideologias. O MAFRO está aberto a novas propostas, novos públicos e novos futuros. A marca do MAFRO enquanto um círculo aberto é um convite constante a participarmos no debate e no conhecimento da nossa própria identidade.


Pensando a marca

 
O elemento base da símbolo visual tem início nas formas dos objetos de adorno mas torna-se algo que representa um indivíduo, uma interpretação, uma unidade no todo.
 
Apesar de se assemelharem, todas essas unidades possuem pequenas diferenças. São estas que dão corpo ao ritmo da composição visual.
 
Como numa roda de samba, de capoeira, na celebração de candomblé ou como a simples volta de um colar, essas unidades (pessoas, vidas, histórias) se ligam e formam o círculo aberto que é o MAFRO.



Caso necessite aplicar o logotipo do MAFRO, solicite o Manual de Identidade Visual por meio do email mafro@ufba.br. Indique o propósito da utilização e os suportes em que será utilizado para que encaminhemos a versão adequada.

 

 

Museu Afro-Brasileiro
Largo do Terreiro de Jesus s/n, Prédio da Faculdade de Medicina da Bahia, 40026-010 Centro Histórico Salvador, Bahia, Brasil
mafro@ufba.br

Tel./Fax +55(71)  32835540

Horário
Segunda a Sexta: 9h-17h
Sábado: *encerrado temporariamente*
Encerra: Domingos, Feriados Estaduais e Nacionais.

© MAFRO 2013