Biblioteca Online

Artigos

Dans les spirales d'un bracelet sénégalais: premières perceptions et réflexions afro-diasporiques sur un objet de musée

Nas espirais de uma pulseira senegalesa: primeiras percepções e reflexões afro-diaspóricas sobre um objeto de museu .(Texto em Francês) páginas 317 - 350,
Joseania Miranda Freitas Universidade Federal da Bahia, Brasil https://orcid.org/0000-0002-6133-2303

Lysie dos Reis Oliveira Universidade do Estado da Bahia, Brasil https://orcid.org/0000-0002-0754-2780

Publicações

Africanidades - A revista do MAFRO / Edição 3

Edição 3 da Revista Africanidades - A Revista do MAFRO
Nesta edição especial, por ocasião da 17a Primavera dos Museus, iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM, cujo tema é Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas, o Museu Afro-Brasileiro, reúne em sua Revista Africanidades artigos já publicados que provocam nossas instituições para a necessidade de práticas que atentem para a diversidade de gêneros, identidades raciais e desafios contemporâneos de enfrentamento de preconceitos.
Essa edição não seria possível sem a generosidade de editoras e editores das revistas nas quais os textos foram originalmente publicados, a saber Revista Memórias Lgbt, Cadernos de Sociomuseologia, Museologia e Interdisciplinaridade e Revista do Centro de Formação do Sesc Sp.
Os artigos selecionados versam sobre a interseccionalidade no campo museológico, de modo que se possa ter uma perspectiva sobre os avanços de uma museologia comprometida com a superação do etnocentrismo, racismo e lgbtfobia.

Acesse a revista através do link abaixo:

Palavras-Chave:

Africanidades - A revista do MAFRO número 1

Africanidades, a revista do Museu Afro-brasileiro, voltada para divulgação, informação e debates, sobre questões relacionadas ao universo africano e afro-diaspórico. Neste nº1 comemorando o Mês da Consciência Negra homenageando mulheres e homens, responsáveis por estarmos aqui, e sobretudo porque suas lutas não podem parar, pois há ainda muito a ser combatido, denunciado e conquistado. Aproveite, contribua, divulgue.

Africanidades - A Revista do Mafro número 0

Apresentamos a revista do Museu Afro-brasileiro, voltada para divulgação, informação e debates, sobre questões relacionadas ao universo africano e afro-diaspórico.

Aproveite, contribua, divulgue.

 

Dissertações