HABITANTES DO PELOURINHO - Cartografias do cotidiano, lutas, memórias e sonhos

Undefined

Exposição Temporária:
"HABITANTES DO PELOURINHO -
Cartografias do cotidiano, lutas, memórias e sonhos"

Esta exposição traz para dentro do museu a visão e o cotidiano das centenas de habitantes que ainda moram no Pelourinho, apesar da reforma, da precariedade legal de sua situação, das dificuldades econômicas para sobreviver e da extenuante exigência de ter de lutar anos a fio para permanecer.

Seu conteúdo resulta do trabalho de alunos da Universidade Federal da Bahia (UFBA), sob a coordenação da professora Urpi Montoya Uriarte, antropóloga, responsável pelas 5 edições da Ação Curricular em Comunidade e Sociedade (ACCS) “Habitar casarões ocupados do centro” que produziram os três mapas que constituem o cerne desta exposição: o Mapa Vivo, o Mapa dos Vazios e o Mapa de São Dâmaso. Todos os mapas foram criados em parceria com mulheres de casarões ocupados pelo Movimento Sem Teto da Bahia (MSTB) e mulheres da Associação de Moradores e Amigos do Centro Histórico (AMACH). Trata-se de mapas feitos com os habitantes, mas, também, para os habitantes: longe de serem instrumentos pensados desde a academia, eles nos foram demandados pelos movimentos sociais citados de maneira a poderem sustentar e subsidiar suas demandas políticas.

Para esta exposição foram fabricadas diversas peças que complementam cada um dos três mapas. Esta tarefa contou com a participação dos alunos e alunas da ACCS do semestre 2023.2, o trabalho voluntário de colaboradores e dos membros de Panoramas Urbanos, assim como a colaboração de seis jovens habitantes do Pelourinho, ligados ao MSTB e à AMACH.

Local: Museu Afro Brasileiro

Período da exposição: de 11 de julho a 11 de outubro de 2024.

Imagem Ilustrativa:
Ano: