Artigos
CULTURA BAIANA EM EXPOSIÇÃO: JOSÉ ANTONIO DO PRADO VALADARES ‘UM HOMEM DE MUSEU’
Enviado por mafro em seg, 06/05/2019 - 12:58MUSEUS E PRESERVAÇÃO PATRIMONIAL A LAGOA ESCURA DA MEMÓRIA - O ABAETÉ NO IMAGINÁRIO DOS MORADORES DO BAIRRO DE ITAPUÃ
Enviado por mafro em seg, 06/05/2019 - 12:53CADERNOS DE SOCIOMUSEOLOGIA Nº16 1999 132uma
O PRAZER DA MILITÂNCIA: A ÉTICA ESTÉTICA DA “NEGRITUDE ILÊ”
Enviado por mafro em seg, 06/05/2019 - 12:34A COLEÇÃO CAPOEIRA DO MUSEU AFRO-BRASILEIRO (MAFRO/UFBA): OS MESTRES PASTINHA, BIMBA E COBRINHA VERDE E A DOCUMENTAÇÃO MUSEOLÓGICA.
Enviado por mafro em sex, 26/04/2019 - 17:18Autoras: Joseania Miranda Freitas, Dora Maria Galas e Sandra Kroetz
Resumo
O texto apresenta as reflexões decorrentes das atividades de investigação sobre a identidade de determinados conjuntos museológicos, com base no registro das memórias de personalidades da Capoeira na Bahia, a saber: Mestre Pastinha, Bimba e Cobrinha Verde, demonstrando os resultados advindos neste processo da atenção e cuidado na guarda das peças bem como a diligência, por parte dos familiares, ao reunir o material para doação ao Museu Afro-Brasileiro da Universidade Federal da Bahia.
Do esmaecimento ao contraste jogos e estratégias entre representações e a auto-representações do Negro en Salvador
Enviado por mafro em sex, 26/04/2019 - 17:07Autora: SILVA, Rita de Cássia Maia da.
https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2065419
Resumen
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Um estudo da representação e do significado da identidade negra em Salvador, mais acentuadamente dos artifícios cosméticos de manipulação da aparência, iniciando por um traçado evolutivo desta imagem, desde as fotografias de negros do século XIX, chegando à estética e aos espetáculos dos blocos afro, mais especificamente da mudança radical produzida pela Associação Cultural Bloco Afro Ilê Aiyê e a Associação Cultural Olodum as quais, ao se inserirem no mercado globalizado enfatizando as diferenças locais, adotam duas vertentes para construção identitária; o primeiro em um estilo mais tradicionalizante e voltado para a ênfase da matriz africana e o segundo na busca de um padrão Afro-pop mais adequado à veiculação de produtos da indústria cultural. O trabalho observa os lucros obtidos dessas duas entidades nas suas estratégias de sobrevivência no mercado do entretenimento e no seu trabalho assistencialista, ultrapassando o enriquecimento particular de seus agentes, estendendo seus benefícios à comunidade de origem, servindo ainda como referência local e global da resistência de uma identidade negra na diáspora. Tomamos essa trajetória como a evolução de um conjunto de estratégias de inversão da imagem tradicionalmente negativa do negro, para uma mais positiva no vocabulário imagético cotidiano na cidade. Por fim, identificamos o aparecimento destas e outras entidades como a manifestação local do fenômeno de ressignificação da imagem do negro através de recursos espetaculares e midiáticos ocorrida em nível internacional desde a década de 70.
LAS RAÍCES AFRICANAS DEL CARNAVAL DE BARRANQUILLA
Enviado por mafro em qui, 25/04/2019 - 16:55Autora: Joseânia Miranda Freitas
Resumo
EL CARNAVAL AFRO-BRASILEÑO EN SALVADOR DE BAHIA: patrimonio de la cultura brasileña
Enviado por mafro em sex, 22/02/2019 - 11:48Palavras-chave