Português, Brasil
O Museu Afro-Brasileiro da Universidade Federal da Bahia abriga peças que estavam sobre a guarda do Museu Estácio de Lima .
https://www.youtube.com/watch?v=63f41uaR9tY
O vídeo acima, apresenta a exposição no Museu Estácio de Lima que pertenceu à Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia ( em Salvador). Embora seja um pequeno acervo, ganhou notoriedade nacional pela natureza das peças em exposição: objetos relacionados ao crime e a contravenção: armas homicidas, apreensões advindas de roubo, drogas e viáticos de narcotráfico, aparato de falsificadores, etc.
Outro segmento exibia restos mortais, órgãos mutilados, fetos monstruosos, aberrações recolhidas por médicos legistas. Por fim, um terceiro bloco da exposição, composto peças de arte sacra de religiões de matrizes africanas: paramentos, instrumental religioso, ícones, objetos sagrados do culto do candomblé.
Em 2022 foi assinado e publicado o termo de transferência/doação definitiva do acervo Afro Religioso, proveniente do Museu Antropológico Estácio de Lima, depositado desde 2010 no MAFRO, em regime de Comodato, través do Termo de Cessão de Uso de Bens Móveis - 01/2012, celebrado entre essa Secretaria e a Universidade Federal da Bahia, datado de 29 de maio de 2012. O conjunto é composto por 195 peças (incluindo unidades e conjuntos) afro religiosos oriundos da coleção do Museu Antropológico Estácio de Lima.