Indumentária do Afoxé Filhos de Congo

Português, Brasil

A indumentária possui 02 peças 

  • Bata confeccionada em tecido de cor amarela com a representação de Oês de Xangô em vermelho, repetidas nas bordas do tecido e a figura de cor preta e vermelha de uma pessoa sentada em um trono. Possui inscrições, na parte superior " Afoxé" ma cor veremlha e na parte inferior "Filhos de Congo" na cor preta; 
  • Saia confeccionada em tecido branco com abertura na lateral esquerda. Na parte frontal temos uma mpascara Mwana Pwo em preto e vermelho e na barra da saia uma faixa horizontal em vermelho com elementos geométricos, com duas figuras humanas em vermelho; 
  • Túnica confeccionada em tecido de cor branca, figura de cor preta com detalhes em amarelo e uma pessoa sentada em um trono. Possui inscrições na parte superior "Afoxé" na cor vermelha e na parte infeiror "Filhos de Congo" na cor preta e figuras de búzios na cor vermelha em toda a extensão da túnica. 
Nº do Registro: 
MAF 0796
Outros Números: 
119.243 (Nº Patrimonial)
Modo de Aquisição: 
Doação
Origem: 
Bahia, Brasil
Procedência: 
Edson Lima
Localização: 

Reserva Técnica - Caixa T01/ E1 - P1 

Histórico: 

Indumentária usada no carnaval de 1980 com o tema "Honra ao mérito", com o enredo "Mistura das raças" em homenagem a Omolú. 

A indumentária foi emprestada para Ednaldo Muniz, portador do artista plástico Alberto Pita e Silva, em 13 de novembro de 1992. Com o propósito de compor a exposição ocorrida entre os dias 16 a 21 de novembro no Shopping Barra, em comemoração aos treze anos de feituras de fantasia carnavalescas. 

Observações: 

*As informações foram retiradas do relatório final de estágio supervisionado de Telma de Carvalho. 

*Pasta de documentação não encontrada

Dimensões e peso das peças

  • MAF 0796.01 - 159 x 79 cm
  • MAF 0796.02 - 153 x 59 cm;
  • MAF 0796.03 - 186 x 90 cm. 
Autoria: 
Não Identificada