PT
CADASTRE-SE
Receba notícias e eventos do Museu Afro-Brasileiro

Nome:

Email:
COLEÇÃO > CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO
Conservação e Restauração 

Com o propósito de cuidar bem do seu acervo, o Mafro desenvolveu um projeto de Implantação de Reserva Técnica e Tratamento do Acervo Armazenado - com apoio do BNDES, sob a coordenação técnica da Professora da Faculdade de Arquitetura Griselda Pinheiro Kluppel. De acordo com a proposta, o espaço da Reserva Técnica foi ampliado e capacitado com as condições ambientais e mobiliárias adequadas, para armazenar o acervo dentro dos critérios e procedimentos técnicos corretos, atendendo assim às normas e recomendações que garantem a sua conservação preventiva.
Numa ação integrada, foi realizado o tratamento de todo o acervo armazenado, incluindo limpeza e higienização das coleções. Em alguns casos foram necessárias intervenções mais diretas nas peças que apresentavam problemas de naturezas diversas como imunizações ao ataque dos micro organismos e restaurações para consolidação dos elementos físicos. Simultaneamente, outros procedimentos se desenvolveram, relacionados ao trabalho museológico de identificação, documentação e dimensionamento do acervo. Foram elaboradas as embalagens e suportes adequados à tipologia específica de cada peça a ser armazenada, utilizando-se para tanto de materiais apropriados para o acondicionamento como Polionda para a confecção das caixas e Ethafoam para suporte e armazenamento.

Vale ressaltar que a coleção de têxteis e indumentárias recebeu um tratamento especial, através da consultoria da Professora Teresa Toledo de Paula, conservadora do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, que orientou a equipe para as ações de limpeza e acondicionamento adequados, após a análise individual das peças.

Quando a recuperação necessita de uma intervenção mais específica, o Mafro recorre à competência dos profissionais especializados. Em 2010, encaminhou para o atelier da Professora Ana Maria Villar o conjunto de doze xilogravuras do artista plástico baiano Helio de Oliveira, que receberam o tratamento adequado para retornar às salas de exposição.

Museu Afro-Brasileiro
Largo do Terreiro de Jesus s/n, Prédio da Faculdade de Medicina da Bahia, 40026-010 Centro Histórico Salvador, Bahia, Brasil
mafro@ufba.br

Tel./Fax +55(71)  32835540

Horário
Segunda a Sexta: 9h-17h
Sábado: *encerrado temporariamente*
Encerra: Domingos, Feriados Estaduais e Nacionais.

© MAFRO 2013